Como a técnica 10-10-10 tem me ajudado na tomada de decisões.
Ao contrário do que muitos pensam, eu não me tornei um especialista no Excel ou em Power BI em apenas 10 minutos, 10 dias, nem em 10 meses. Tudo foi um processo contínuo. Eu já tive muitas dificuldades e já adiei várias vezes algo que poderia ter começado antes. Mas o mais importante é que houve um dia em que eu decidi começar.
Quantas vezes você já não disse para si mesmo: – Ah se eu pudesse voltar no tempo e começar antes? Bem, infelizmente você não pode, eu não posso e ninguém pode. Mas a gente pode parar de procrastinar e começar a fazer agora o que sempre quis. Ou se arrepender amanhã, daqui um ano, ou daqui dez anos!
Eu gostaria de dividir uma coisa importante com vocês que aprendi algum tempo atrás.
Eu estou sempre procurando maneiras de melhorar de vida, sempre buscando novos aprendizados e novos horizontes. E isso requer uma enorme HABILIDADE PARA COMEÇAR AS COISAS. E acredito que você, assim como eu, acha que começar qualquer coisa é sempre difícil. Nós somos mestres em arrumar desculpas, e tomar uma decisão que envolva começar algo é quase um esforço sobre-humano.
Mas voltando ao que eu gostaria de compartilhar com vocês, é uma técnica que aprendi lendo um livro da Suzy Welch. Essa técnica é conhecida como a técnica do 10-10-10 (o livro tem o mesmo nome). Claro que não vou conseguir transmitir tudo que contém no livro apenas neste texto, então vou tentar passar apenas o conceito.
O conceito 10-10-10 é tão simples quanto poderoso, e consiste basicamente em avaliar as consequências das suas decisões em 10 minutos, 10 meses e 10 anos. Qual o impacto que a sua decisão de fazer algo (ou não fazer) terá nos próximos 10 minutos? E nos próximos 10 meses? E daqui a 10 anos? É comum pensarmos que deixar algo para depois não fará tanta diferença, mas se basearmos na quantidade de vezes que gostaríamos de voltar no tempo para começar algo, é fácil perceber o quanto estamos errados.
Claro que não é possível fazer tudo o que desejamos ao mesmo tempo. Infelizmente o tempo é curto e o mercado não espera ninguém. Estar preparado num mundo onde as oportunidades não batem a porta a toda hora é crucial.
É incrível como tenho visto jovens achando caro pagar 500~1.000 reais em um curso mas acham barato comprar um Iphone por R$ 5.000. Ou não conseguem parar 10 minutos para assistir um vídeo que poderá lhe ensinar uma técnica nova, e perdem 2 horas do dia com bobagens no Whatsapp. Então, é preciso definir prioridades, algumas coisas são sempre mais urgentes que outras, algumas são mais fáceis e outras mais difíceis, umas requer mais tempo e outras menos. Priorize.
Faça o que você acredita que deve fazer, mas faça algo. A pior coisa que você pode fazer é não fazer nada. Ficar parado nunca rendeu a ninguém um bom emprego. A vida parece recompensar aqueles que estão sempre progredindo e colocando seus planos em ação.
E por quê estou escrevendo tudo isso para você agora e aqui?
Bem, ultimamente tenho ouvido bastante questionamentos sobre como aprender isso, como aprender aquilo. Como conseguir uma vaga nesta área ou naquela área. Quando digo o que as pessoas devem fazer do meu ponto de vista, e isso envolve um certo comprometimento ou sacrifício, já recebo a resposta de volta. Uns dizendo que gostariam de fazer e não tem tempo, outros falando que até tem tempo mas estão na dúvida se é isso mesmo, e por aí vai.
No fim, é a velha questão do retorno a curto e longo prazo (a regra dos 10-10-10).
Deixar algo para depois, HOJE pode significar tempo livre, economia, conforto. Mas e o real preço a ser pago AMANHÃ? Pode ser a mediocridade, o estresse, ou pior: o arrependimento.
Gostaria de deixar um questionamento para você. O preço que você terá que arcar no futuro irá compensar o fato de não ter feito nada do que gostaria ou poderia ter feito hoje?
4 Comentários
Muito bom esse artigo Laennder! As pessoas costumam se lamentar, mas não fazer nada para mudar.
Muito bom! Obrigado por mais este conhecimento Guru!😉
Olá, gostei muito do Artigo, é uma reflexão de abrir a mente do que o que a pessoa está a querer do seu futuro.
Muito lúcido o artigo Laennder.